segunda-feira, 13 de julho de 2009

Angustia... E não é o Livro!

Uma página em branco no editor de texto. Uma Foca que ainda não sabe exatamente o que vai fazer da vida. Duas provas importantes de concursos que podem mudar a vida. Vontade! Muitas coisas para estudar! Desejos e sonhos. E ansiedade, angústia, sem nada que possa mensurar ou comparar.

Alguém aí no mundo já deve ter passado por isso! Sim! Eu creio que isso é comum, que não acontece só comigo! Aposto que o seu Joaquim da padaria teve isso alguma vez na vida também! Isso me dá um pouco de consolo. Mas não resolve o problema!
Infelizmente, mesmo conscientes de que todo o mundo pode viver isso, sempre achamos o nosso pior. Haja lamento e lágrima nessa hora! E o sério, o complexo, o doído é que problema da alma, do eu psicológico, é pior que Gripe Suína, Peste Bubônica ou Mal de Chagas!

Os males físicos podem ou não ser tratados, tem ou não medicação. Quando se chega no médico e diz “Doutor, dói aqui e aqui!” “Sinto isso e aquilo”, o gabaritado profissional te indica os caminhos da cura, ou diz que não há nada a se fazer, apenas esperar. É quase matemático.

Para as dores da alma, não há lógica!
Podem existir mil remédios para a angustia, mas nada vai fazer efeito até que cesse o sentimento!
Angustia é tão absurdo que, mesmo o livro de Graciliano Ramos que leva esse título, não expressa corretamente o que é a tal angustia!
Uma vez li o tal livro para um trabalho na faculdade. Escrevi páginas e páginas sobre o sofrimento dos personagens, expliquei o que eram aquelas cenas de desespero psicológico, falei sobre tudo. Tirei um belo zero e descobri que sim, eu não consegui explicar o que é angustia, nem na literatura!

Angustia pode ser fome, pode ser sede, pode ser adjetivo, pode ser tristeza ou alegria, medo, insegurança...
Minha angustia atual é saber que preciso estudar muito, recuperar um tempo que gastei com devaneios, para conseguir meu objetivo – uma das provas que falei ali em cima, sem deixar outros compromissos de lado.
São muitas coisas para fazer! Muitas começadas, poucas terminadas! E o tempo se esvaindo...

Angustia! Pura e simples! Medo de não conseguir e ter que voltar ao ponto que estava! E claro, todas essas tarefas perdidas deixam um cheirinho de fracasso no ar. Justamente o que não quero e o que mais me angustia!
É difícil imaginar o que pode dar errado quando se quer muito alguma coisa...

Nenhum comentário: